Água, líquido incolor, insípido, puro e fator fundamental para a sobrevivência do planeta. Água, substância essencial à vida.
O composto químico estável, formado pela união de dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), apareceu no planeta há bilhões de anos atrás.
Desde então, a água é fundamental para a manutenção da biodiversidade de todos os ciclos naturais, a produção de alimentos e a preservação da própria vida. Cada vez mais ela vem se tornando um recurso estratégico para a humanidade
Todas as grandes civilizações do passado e do presente, assim como as do futuro, dependem e dependerão da água para sua sobrevivência econômica e biológica, e para o seu desenvolvimento econômico e cultural.
E, muito embora essa dependência seja evidente para a sobrevivência e o desenvolvimento das sociedades, os homens poluem e degradam esse recurso natural
A água ocupa 70% da superfície da Terra. A maior parte, 97%, é salgada. Apenas 3% do total é água doce e, desses, 0,01% vai para os rios, ficando disponível para uso.
Ou seja, as águas que constituem os rios e lagos nos continentes e as águas subterrâneas são relativamente escassas.
“Sem água de qualidade adequada, a vida fica comprometida”, alerta o o engenheiro Paulo Ferraz Nogueira, especialista no uso racional da água como uma das saídas para combater a escassez.
As fontes de água doce têm sofrido um processo intenso de degradação, especialmente nos últimos cem anos, em razão de um conjunto de atividades humanas sem precedentes na história
construção de hidrovias, urbanização acelerada, uso intensivo das águas superficiais e subterrâneas na agricultura e na indústria.
“A deposição de resíduos sólidos e líquidos em rios, lagos e represas, o desmatamento e ocupação de bacias hidrográficas têm produzido crises de abastecimento e crises na qualidade das águas”, aponta o engenheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário